Plano de estudo Higiene Oral

 (clic para descarregar o ficheiro)

 

ME – Registo e Acreditação – Despacho nº 04/GME/2018 de 29 de junho.

Higienista Oral é uma profissional que tem como objetivo prestar cuidados de saúde ao ser humano, considerado como uma unidade sociobiológica, implicando, portanto, uma relação entre o conhecimento científico e o domínio de práticas associadas a esta unidade.

Os objetivos fixados para o ciclo de estudo de Higiene Oral é a formação de um técnico superior capaz de colaborar na definição de estratégias com vista à prevenção no âmbito da saúde oral e aplicar as novas tecnologias às ações de implementação dessas estratégias.

Disto decorre a definição do perfil deste tipo de técnico e da organização do plano curricular com vista à consumação desses mesmos objetivos.

a) Desenvolver conhecimentos e capacidade de compreensão na área de formação a um nível que:

i) Sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde;

ii) Corresponda e se apoie em materiais de ensino de nível avançado;

iii) Em alguns domínios dessa área, se situe ao nível dos conhecimentos de ponta da mesma.

b) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes.

c) Competências que lhe permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas.

d) Competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia. (clic para descarregar o ficheiro)