Plano de estudo Ramo Treino Desportivo

(clic para descarregar o ficheiro)

ME – Registo e Acreditação – Despacho nº 90/GME/2016 de 13 de julho.

Publicação B. O. Nº 33 – II Série. 18 de julho de 2017. Pag. 805.

O curso de licenciatura em Ciências do Desporto ministrado na UNICA procura responder às necessidades sociais de grande amplitude no que se refere à formação de quadros superiores que assegurem, de forma qualificada, o exercício de atividades ligadas às profissões do desporto, nomeadamente nas áreas de aplicação do Treino Desportivo, do Exercício e Saúde, da Recreação e Turismo, e também a formação educacional geral em Ciências da Educação Física.

Orientando-se para uma sólida formação deontológica, para a promoção de capacidades de pesquisa, de gestão escolar e de aprendizagem ao longo da vida, o curso tem como objetivos:
• Fornecer um corpo de conhecimento e competências necessários ao reconhecimento profissional no âmbito do treino desportivo, do exercício físico e da educação física.
• Fomentar a aquisição de conhecimentos científicos atualizados em ciências do desporto, que sustentem a aprendizagem ao longo da vida.

• Desenvolver uma compreensão crítica de uma abordagem baseada em valores para o estudo e investigação nos domínios do treino desportivo, do exercício físico e da educação física.

Saídas Profissionais.

Docentes de Educação Física do Ensino Básico e Secundário; Gestor Escolar; Atividades de Enriquecimento Curricular;

Ramo Treino Desportivo: Treinador Desportivo; Preparador Físico; Técnico Superior de Desporto; Diretor Técnico.

Exercício e Saúde: Responsabilidade Técnica, Direção e Orientação das Atividades Desportivas Desenvolvidas em Ginásios, Clínicas de Saúde, Academias ou Clubes desportivos e de Saúde; Formador; Diretor Técnico.

Animação, Recreação e Turismo: Animador Desportivo autarquias, coletividades recreativas, Terapeuta Ocupacional; Diretor Técnico de Autarquias, Formador.